O objetivo principal desse tipo de projeto é oferecer autonomia e liberdade à criança. E pode começar desde o nascimento com adaptações de cama bem baixinha com com protetores laterais, colchão no chão e até tatames.
Renata Scatolin, pedagoga com especialização em administração escolar e designer de interiores, fala sobre o princípio básico desse estilo "Autoeducação das crianças, esse é o foco do método Montessoriano e isso pode ser aplicado também no design de seus quartos, ambientes onde absorvem, compreendem e exploram o mundo à sua volt. Construído para a criança, atendendo suas necessidades, tendo o mobiliário de tamanho adequado proporcionando liberdade de ir e vi. Espelhos, quadros e televisão, tudo pode ser instalado na altura do olhar. Todos os materiais devem ser preparados para que a criança possa manuseá-los livremente, auxiliando-a na independência e responsabilidade pela organização, para isso, todos os materiais devem ser criteriosamente supervisionados antes de deixá-los à sua disposição". afirma ela.
Imagem da internet |
Imagem da internet |
Imagem da internet |
ARMÁRIOS, ESTANTES,PRATELEIRAS,CESTOS OU CAIXAS DE ORGANIZAR:
Todos devem ser baixos de maneira que as crianças consigam pegar o que necessitam e aprendam a guardá-los também após a brincarem em seus respectivos lugares. Uma dica legal é fazer o rodízios de brinquedos semanais para que possam desfrutar de novas experiências.
Imagem da internet |
ESPELHOS: Se reconhecer e aprender a lidar com a própria imagem desde pequeno, isso trará mais segurança e o deixará menos tímido ou inibido. Procure usar espelhos fixos em placas de MDF bem presos à parede ou de acrílico que não quebram facilmente, são mais leves e podem ser aplicados com fita adesiva especial.
TAPETES OU TATAMES DE E.V.A: Delimitar os espaços de brincadeiras e também proporcionar experiências sensoriais aos bebês, principalmente na fase que eles engatinham.
Imagem da internet |
TOCAS OU TENDAS: Para leitura e descanso são opcionais, elas deixam o ambiente lindo, oferecendo aos pequenos uma série de opções, aumentando a sua capacidade de criar, imaginando situações, cenários e brincadeiras.
Imagem da internet |
ÁREA PARA LEITURA: Ter uma área separada para leitura com futons, almofadas e livros expostos em estantes, caixas ou livreiros facilita a escolha, despertando o interesse por diversos assuntos, aumentando o conhecimento.
Imagem da internet |
ESPAÇO ONDE ELA POSSA SE EXPRESSAR: Ter uma parede pintada com tinta de lousa ou uma lousinha facilita e estimula a capacidade de criar e expor seus pensamentos.
Imagem da internet |
CORES: Ter um ambiente colorido e alegre que estimule de maneira positiva também faz parte do estilo. Use bandeirinhas, plaquinhas com frases alegres e de incentivo, palavras, letras de música, etc. Use com cuidado para não poluir o ambiente.
Imagem da internet |
Caminha lápis de cor (Débora Radtke) |
Os lápis também podem sair da caminha e ser objeto de imaginação da criança. (Anelyse Sophia e seus lindos lápis) |
IMPORTANTE: O quarto Montessoriano tem hora para acabar, na medida que a criança cresce, seus móveis vão crescendo junto e aos seis ou sete anos de idade ela já está em uma cama de solteiro ou juvenil, já pode ter uma escrivaninha e tudo ser adaptado à sua idade e crescimento. Porém, ela será mais organizada, mais segura e poderá dizer o que gosta e o que quer em seu espaço.
Matéria revista Estilo baby. Fotos: Retiradas da internet.
ps: Projetos de Tenda, Caminha lápis de cor, Almofadas, Colchas.. podem ser produzidos por France Nascimento Design For Baby. Orçamentos usar o formulário de contato na parte direita do nosso blog. Cores e estampas de tecidos a escolher pela cliente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário